Sobre nós

NOSSA HISTÓRIA

A Fundação Érico Mota é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos que teve início no ano de 1982 através de uma iniciativa dos amigos Francisco Pereira, José Júlio e João Xavier em desenvolver um trabalho social e espiritual em suas casas com as crianças e adolescentes da comunidade.

Em 1987 um casal de apoiadores do projeto chamados Ageu Henrique e Aluízia adquiriram um imóvel com duas salas de aula, uma secretaria e um banheiro, localizado no Bom Jardim, Fortaleza-CE, no qual doaram para a Igreja Presbiteriana de Fortaleza (IPF) de onde os amigos Francisco, José e João faziam parte. A partir daí o local foi cedido para o projeto e passou a ser utilizado para realização das atividades. O instituto foi nomeado de Fundação Érico Mota – Projeto José Henrique. Houveram duas homenagens em relação a escolha do nome da instituição. O nome “Érico Mota” é uma homenagem a um antigo presbítero da IPF, que até o momento de seu falecimento em 1949 se dedicou piedosamente em ajudar aos necessitados tanto da igreja quanto da comunidade. Já o nome “José Henrique” foi em homenagem ao pai de Ageu Henrique.

No ano de 1990 foi assinado um convênio com a Visão Mundial, uma instituição que assiste aos projetos de periferia. Foram ampliados números de salas, incluindo também um espaço voltado para o programa de alfabetização e passou a abranger um número maior de crianças da comunidade. Essa parceria se perdurou até o ano de 1996.

A partir de 1997 a Compassion, instituição internacional que trabalha com base no sistema de apadrinhamento de crianças, firmou parceria com o Projeto José Henrique, até o presente momento. Com isso a comunidade do Bom Jardim foi ainda mais beneficiada através de recursos que proporcionaram o aumento de atividades de desenvolvimento cognitivo, socioemocional, cidadão, espiritual, bem-estar e saúde.

Veja algumas de nossas oficinas:

  • Informática
  • Música
  • Jiu-jitsu
  • Esporte
  • Dança
  • Artes
  • Educação de valores
  • Programa Pré/Jovem Aprendiz (a partir dos 14 anos de idade)

E muitos outros!

Mas é claro que a juventude não poderia ficar de fora, oferecemos inclusão no mundo do trabalho a 158 jovens, através do programa Jovem Aprendiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *